Bem vindo a expedição.tur.br

Escolha sua aventura

Escolha seu destino

Escolha

Roteiros de turismo de aventura

 

Turismo, curiosidades e aventuras em Roraima, Brasil

Rios, lagos, florestas, cachoeiras e natureza a perder a vista de tamanha imensidão fazem parte do cenário.

BOA VISTA – Roraima está localizado no extremo norte do país, tendo o Monte Caburaí como ponto mais setentrional do Brasil. Medição feita em 1985 comprovou que a grande serra, com 1.465 metros de altura, esta acima do Oiapoque.

Terra repleta de simbolismos, o nome Roraima significa Corajosa Mãe dos Ventos. A capital do estado, Boa Vista, surgiu no século 19, e teve origem no pequeno povoado existente às margens do rio Branco.

Na cidade, pode-se observar a perfeita geometria de suas ruas e avenidas, projetada pelo arquiteto , que se  inspirou nas linhas da capital francesa.

Vista Aérea de Boa Vista. Foto: Reprodução/TVRR

Para fazer um passeio pela cidade pode-se começar pela Praça do Centro Cívico, onde estão os principais prédios administrativos, hotéis e restaurantes. Em termos turísticos, a região oferece diversas alternativas para visitas interessantes, cada uma contando um diferente aspecto sobre a formação histórica de Boa Vista.

Igreja Matriz. Foto: Laudinei Sampaio

O Monumento aos Garimpeiros, situado na Praça do Centro Cívico, é o mais famoso da cidade e homenageia todos que contribuíram para o desenvolvimento e progresso da região. Outra visita imperdível é ao Complexo Esportivo Ayrton Senna. A praça de 3 km é composta por quadras esportivas, bares, lanchonetes, restaurante, pistas de corrida e caminhada com muitas árvores, tornando local um bom atrativo para famílias e para quem busca vida saudável.

Garimpeiro. Foto: Laudinei Sampaio

A Praça das Águas está entre ospontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, com destaque para o monumento Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Este local possui praça de alimentação e um espaço reservado à diversão das crianças.

Portal do Milênio. Foto: Laudinei Sampaio

Boa Vista reserva ainda aos seus visitantes grandes construções, como o prédio da Assembléia Legislativa de Roraima, Catedral Cristo Redentor, Palácio Senador Hélio Campos e Palácio da Cultura.

Igreja Catedral. Foto: Laudinei Sampaio

A Orla Taumanan, localizada às margens do Rio Branco, possui centros de artesanato local, exposição de artes, restaurante de comidas regionais, além de oferecer visão privilegiada do Rio Branco.

Orla Taumanan. Foto: Laudinei Sampaio

Belezas Naturais

O Estado de Roraima abriga uma diversidade gigantesca de belezas naturais. Dentre formações rochosas de milhões de anos, a rios, lagos, florestas, cachoeiras e natureza a perder a vista de tamanha imensidão.

Localizado no extremo norte de Roraima, com 2.875m de altitude, na tríplice fronteira: Brasil – Guyana – Venezuela, o Monte Roraima faz parte do Grupo Roraima que começou a surgir há cerca de 1,8 bilhões de anos. A área do Monte é toda coberta por formações de Floresta. Para conhecer o Monte, a escalada dura sete dias.

Monte Roraima. Foto: Makuanaima Expedições

Com a mesma formação rochosa, a Serra do Tepequém também é ponto turístico. Por muitos anos o local foi ponto de extração de diamantes por garimpeiros. Possui cachoeiras, lagos naturais, orquídeas, Paraíso das Araras, Enseada da Anta (área conservada onde se observa vários animais). Existe ainda a Vila do Paiva, localizada  em cima da Serra, e a Vila do Cabo Sobral (onde são encontradas casas antigas e resquícios do garimpo que foi praticado no Tepequém), além de grutas e uma beleza incomparável.

Roraima conta ainda com  a Pedra Pintada, um sítio arqueológico com pinturas rupestres de centenas de anos, além de outros artefatos. Encontrada em reservas indígenas a visitação no sítio só é concedida pela  Funai.

Pedra Pintada. Foto: Reprodução/TVRR

As expedições  não acabam. A beleza do Rio Branco, com as praias que surgem durante o verão, o Bosque dos Papagaios,  área de 12 hectares com uma variedade de árvores, pássaros, trilhas. A reserva ecológica Ilha de Maracá, localizada a 100 km ao norte de Boa Vista, no município de Amajari, com rica fauna e flora.

Roraima é um dos estados brasileiros com maior população indígena. Dados do Conselho Indígena do Estado apontam 53.167 indígenas distribuídos pelas etnias Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Yanomami, Waimiri-Atroari, Wai-Wai, Taurepang, Patamona, Yekuana, Sapará. A população total de Roraima gira em torno de 450 mil habitantes.

Expedição de Turismo

Roraima possui três empresas de Turismo Receptivo: Makunaima Expedições, Roraima Adventures e Verde Roraima Turismo, com expedições voltadas exclusivamente para quem deseja conhecer o Estado de Roraima.

Com roteiros de curta e longa duração, as empresas oferecem turismo de aventura, com atividades de ecoturismo, trekking, cicloturismo, montanhismo, canoagem, arvorismo e tirolesa. O City Tour, com passeios de barco e caiaque e visitas aos pontos turísticos de Boa Vista, contam um pouco sobre a história da cidade.

Canoagem. Foto: Makuanaima Expedições

Algumas empresas, oferecerem ainda opção de personalizar o pacote da expedição, com visitas a comunidades indígenas, onde o visitante participa da cultura e costumes da comunidade. (EM

This template downloaded form free website templates